Livros Consignados e Livros a Firme

Livros consignados são livros que geralmente vêm para a livraria por um periodo de um ano (ou menos, mediante acordo com fornecedor), os quais nunca pertencem ao livreiro mas pelos quais é responsável. Veja o livro consignado como um livro emprestado, em que só é seu se o vender. Um livro consignado usualmente vem acompanhado de uma guia de remessa ou guia de consignação e, somente quando o livreiro vende o mesmo, é que o fornecedor envia outro livro para o repôr e uma factura para o pagar, pelo que na prática tem sempre responsabilidade de um livro. Quando vende um livro consignado e o fornecedor não tem outro para repôr, o fornecedor envia uma factura de apuramento, através da qual o livro é pago e deixa de ter responsabilidade sob o mesmo. Quando acaba o prazo da consignação, os livros são devolvidos ao fornecedor ou apurados na sua totalidade pelo mesmo. Algo que ainda poderá acontecer, é o fornecedor enviar uma nova guia de consignação para substituir a antiga e os livros continuarem consignados.

Todavia, muitos distribuidores/fornecedores não trabalham com produto consignado para livrarias novas, pelo que é uma questão que deverá colocar ao próprio distribuidor. No entanto, quanto mais produto tiver na sua livraria menos terá de investir em compra de produto a firme.

Livros a firme são livros que vêm acompanhados de uma factura normal e que passam a ser seus de imediato. Todavia, o produto a firma implica maior responsabilidade na gestão de produto, pois implica investimento avultado, o qual deve ser investido em artigos de alta rotação.

A maior parte dos livros que vê numa estante de uma livraria, a um exemplar, são consignados, enquanto que os livros que vê em quantidade são muito provavelmente a firme.