Como Abrir e Montar uma Livraria

Para além de todas as particularidades legais inerentes a toda e qualquer empresa, abrir e montar uma livraria tem algumas vicissitudes que há que ter em conta, as quais não passam somente pela instalação de um balção, estantes para livros, material de POS, etc.

 

Contacto Prévio com Distribuidoras de Livros:

Quando estiver a planificar a abertura da sua empresa/livraria, você pode ir contactando antecipadamente com os diversos distribuidores do mercado livreiro não só para apresentar o seu projecto, mas também para aferir que tipo de mercadoria e descontos poderá usufruir no seu negócio. Convém desde já perceber que os livros têm já os preços tabelados (PVP), pelo que a venda a retalho de livros não implica grandes margens, nem irá ter margens de 100% nas vendas de livros. O máximo a que uma pequena livraria pode aspirar no ínicio da sua actividade são descontos que variam entre os 30% a 35%.  

 

Que Distribuidoras Devo Ter na Minha Livraria?

Existem distribuidores que são essenciais em qualquer livraria, nomeadamente: Distribuidora de Livros Bertand, Porto Editora, Leya, Presença, Lidel (livro técnico), Civilização, Clube do Autor, Babel, Everest (livro infantil) Almedina (direito) e Sodilivros. Recomendo igualmente algumas mais pequenas como: Relógio d'Água, Centro Atlântico, Livros do Brasil, etc.

Os distribuidores supracitados são os que têm, na minha opinião (livreiro já com vários anos de experiência), os melhores catálogos disponíveis.

 

Que Autores Devo ter na Minha Livraria?

Falando exclusivamente do romance, existem alguns autores que são muito bem recebidos pelo público, pelo que são apostas seguras, como: José Rodrigues dos Santos, Miguel Sousa Tavares, Nicholas Sparks, Sveva Casati Modignani, Stieg Larsson, Lars Kepler, Isabel Allende, Nora Roberts, Dan Brown, Daniel Silva.

 

Livraria de Nicho ou Generalista?

Depende dos seus objectivos e localização. Diria que, se for uma pequena livraria perto de uma universidade, uma livraria do nicho técnico poderia ser boa idéia, enquanto que se for num centro com muita população a aposta deveria recair numa livraria generalista.

 

Livros Consignados e Livros a Firme

Livros consignados são livros que geralmente vêm para a livraria por um periodo de um ano (ou menos, mediante acordo com fornecedor), os quais nunca pertencem ao livreiro mas pelos quais é responsável. Veja o livro consignado como um livro emprestado, em que só é seu se o vender. Um livro consignado usualmente vem acompanhado de uma guia de remessa ou guia de consignação e, somente quando o livreiro vende o mesmo, é que o fornecedor envia outro livro para o repôr e uma factura para o pagar, pelo que na prática tem sempre responsabilidade de um livro. Quando vende um livro consignado e o fornecedor não tem outro para repôr, o fornecedor envia uma factura de apuramento, através da qual o livro é pago e deixa de ter responsabilidade sob o mesmo. Quando acaba o prazo da consignação, os livros são devolvidos ao fornecedor ou apurados na sua totalidade pelo mesmo. Algo que ainda poderá acontecer, é o fornecedor enviar uma nova guia de consignação para substituir a antiga e os livros continuarem consignados.

Todavia, muitos distribuidores/fornecedores não trabalham com produto consignado para livrarias novas, pelo que é uma questão que deverá colocar ao próprio distribuidor. No entanto, quanto mais produto tiver na sua livraria menos terá de investir em compra de produto a firme.

Livros a firme são livros que vêm acompanhados de uma factura normal e que passam a ser seus de imediato. Todavia, o produto a firma implica maior responsabilidade na gestão de produto, pois implica investimento avultado, o qual deve ser investido em artigos de alta rotação.

A maior parte dos livros que vê numa estante de uma livraria, a um exemplar, são consignados, enquanto que os livros que vê em quantidade são muito provavelmente a firme.

 

Loja Física e Loja Online

Além da sua loja física, considere ter presença na internet. Através de uma loja online associada à sua loja física, você poderá fazer chegar os seus produtos e negócio a um público muito mais abrangente e, assim, facturar muito mais. (Veja este artigo para ver como ter uma loja online e barata).

 

Estes são alguns dos pontos que deve ponderar ao planear abrir e montar a sua livraria. Antes de abrir uma livraria, certifique-se que o sitio no qual pensa abrir a mesma, tem não só procura mas também pouca oferta. Fazer uma correcta avaliação da concorrência é algo essencial para o sucesso do seu negócio.